Blog
Nylon ou poliéster?
31/07/2018
Qual o melhor tecido para telas serigráficas?
Nylon: Os tecidos de nylon foram os primeiros a serem criados para telas serigráficas, por isso, são os mais antigos do setor. Eles possuem mais elasticidade e apresentam excelente resistência mecânica. Dessa forma, são ótimos para a impressão de pastas e tintas abrasivas, como as cerâmicas e reflexivas.
Poliéster: O tecido de poliéster é mais recente no mercado e, por possuir menos elasticidade do que o nylon, se torna vantajoso para grandes tiragens ou impressões que acontecerão por períodos de tempo maiores. Seu uso é mais indicado para superfícies planas, como tecidos, vidro, papel, acrílico, vinil, madeira, entre outros.
Dica: Normalmente para impressão em tecidos para camisetas, é usada a lineatura de 77 fios. Para a tinta branca, no entanto, alguns usam 55 ou 62 fios. Por ser tinta mais consistente do que as outras cores, ela é mais difícil de trabalhar e entope a tela com maior facilidade. Um tecido com trama mais aberta, pode evitar esse problema.
As tintas com base de solvente, como a vinílica, podem ser usadas em um tecido mais fechado, como os de 120 ou 150 fios. Como a sua secagem é mais demorada, e essa tinta é mais líquida, a lineatura tende a ajudar a definir melhor o desenho na impressão. Os fios de 90 a 100 são ideiais para retículas de até 12 pontos, desenhos detalhados e tecidos lisos de qualquer espessura. Já os fios de 120, são excelentes para papelão, papel, vidro, madeira, couro, plástico e tecidos finos como a seda.